Assistência técnica notebook e PC!

Descrição Projeto

Manutenção de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70

Um dos principais problemas com relação aos notebooks continua sendo a manutenção. Antigamente, existia o mito de que, apesar de mais caros, os notebooks eram construídos com componentes de melhor qualidade e que, por isso, raramente davam problemas. Isso pode ter sido verdade no passado, mas, hoje em dia, com modelos cada vez mais baratos e fabricantes trabalhando com margens cada vez mais estreitas, os notebooks apresentam tantos problemas de hardware quanto os desktops, ou talvez até mais.

Caímos então no alto custo da manutenção. Uma simples limpeza pode custar mais de 350 reais numa autorizada. Uma troca de tela custa quase metade do valor de um equipamento novo e assim por diante. Muita gente acaba vendendo notebooks com telas apagadas ou problemas de travamento a preço de banana, quando o problema é na verdade simples de remover.

De certa forma, o hardware de um notebook é muito similar ao de um desktop. O notebook tem barramento AGP, usa memória DDR e possui até slots PCI (na forma do encaixe mini-PCI, usado normalmente para a placa wireless e do slot PC-Card). A grande diferença é que no notebook quase tudo é miniaturizado, o que leva ao uso de componentes mais compactos e que consomem menos energia.

Ao contrário dos desktops, as telas LCD dos notebooks não utilizam o conversor analógico-digital. Elas são digitais por natureza, o que economiza componentes e reduz o consumo. Os pentes de memória também são miniaturizados. Antigamente, os pentes de memória para notebook eram muito caros, com alguns fabricantes cobrando preços extorsivos pelos upgrades, mas atualmente os preços estão muito mais próximos dos pentes tradicionais.

sodimm

Na maioria dos notebooks, é fácil substituir o HD ou instalar mais um pente de memória. Em alguns modelos, o compartimento do cooler também está bem acessível o que facilita a limpeza (aquele problema clássico, do notebook começar a travar ou desligar depois de um ano de uso, é quase sempre causado justamente pelo acúmulo de sujeira).

Este tutorial é o primeiro de uma série sobre manutenção de notebooks, onde vou abordar a desmontagem de diversos modelos, substituição de peças, upgrades e resolução de problemas diversos.

Para começar, vamos a um tutorial de desmontagem do Toshiba A70, um modelo que geralmente precisa de bastante manutenção.

01

Cada notebook possui um procedimento de desmontagem ligeiramente diferente, mas os passos básicos podem ser resumidos ao seguinte:

  1. Remova a bateria e abra os compartimentos do HD e memória e/ou placa wireless.
  2. Remova o HD, drive de CD/DVD e a placa wireless, sem se esquecer de desconectar os cabos da antena, que é integrada à tela. Tome muito cuidado com os conectores, cabos, flats, etc. pois eles são fáceis de quebrar e muito difíceis de substituir.
  3. Remova todos os parafusos da parte inferior da carcaça. Quase sempre existem alguns escondidos no compartimento da bateria, HD, memória ou placa wireless. Em alguns casos, o drive ou HD é preso por um parafuso embaixo do teclado.
  4. Todo notebook possui um protetor removível entre a tela e o teclado, algumas vezes bem duro de desencaixar. Depois de removê-lo, você pode retirar o teclado, o que vai lhe dar acesso à placa mãe e outros parafusos.
  5. Remova a tela com cuidado, depois de desconectar todos os cabos e remover os parafusos que a prendem à carcaça.
  6. Desconecte o flat do touchpad e das caixas de som e remova a parte superior da carcaça, tomando cuidado para não deixar dentes no plástico.
  7. Remova o restante dos parafusos e outras placas visíveis e retire a placa mãe. Em alguns casos o cooler e o processador estão bem acessíveis e podem ser removidos logo no início da desmontagem, mas em outros você só tem acesso a eles depois de remover a placa mãe.

Vamos então à desmontagem do A70, nossa "vítima" de hoje. Ele usa um processador Pentium 4 de 3.06 GHz, por isso é bem pesado e utiliza dois exaustores:

02

O primeiro passo é virar o note e remover os protetores do compartimento da placa wireless, do HD e a bateria. O protetor do HD inclui um encaixe plástico além dos dois parafusos, por isso é um pouco duro de remover:

03

O próximo passo é remover o HD. Ele é preso pelos mesmos dois parafusos que prendem o protetor. É só puxar com cuidado:

04

A placa wireless é instalada no um slot mini-PCI, presa por duas presilhas, similares às do pente de memória. Tome cuidado ao desconectar os fios da antena, pois os conectores são bastante frágeis. Aproveite para remover o pente de memória, caso instalado. Este notebook vem com 256 MB soldados à placa-mãe, por isso possui um único soquete vago para upgrade de memória. Muitos modelos possuem dois.

05

Remova em seguida o drive de DVD, que é preso pelo parafuso ao lado da etiqueta de identificação. Em quase todos os notebooks temos algo similar, com o drive preso por um único parafuso, na parte inferior e por isso fácil de remover:

06

Com exceção dos drives "slim", usados em alguns notebooks ultra-compactos, os drives para notebooks são padronizados, permitindo que você substitua um drive com problemas, ou instale um gravador de DVDs muito facilmente. Aqui temos o drive do Toshiba A70, junto com o drive do HP NX6110. Veja que o conector e espessura dos dois são idênticos, a única coisa que muda é a presilha de metal que prende o drive à carcaça, presa a ele por dois parafusos. Basta trocar as presilhas e um drive pode ser usado no outro note sem problema algum. A única observação é que alguns notebooks antigos, com leitores de CD, não se dão muito bem com gravadores de CD e DVD, pois estes consomem mais energia.

07

-------------------------- --------------------------

Manutenção de notebooks, parte 2: Desmontando o HP NX6110

Carlos E. Morimoto criou 17/ago/2007 às 14h47

Introdução

Continuando a série sobre manutenção de notebooks, vamos agora desmontar um HP 6110NX. A construção deste notebook é quase idêntica à do 6105, 6115 e o 6125, mudando apenas o processador, placa mãe e alguns outros componentes internos, mas sem mudanças no processo de desmontagem.

Você perceberá que apesar de todas as diferenças técnicas e nos componentes usados, a lógica da desmontagem é mais ou menos a mesma da do Toshiba A70. Vou aproveitar para incluir mais algumas dicas gerais, que se aplicam também a outros modelos.








fig1
Comece virando o notebook, removendo a bateria, os protetores dos slots PCMCIA e abrindo o compartimento da memória e placa wireless. O conector que você vê próximo ao pente de memória é usado pela bateria adicional, que é um dos atrativos deste modelo. Ela é usada pelo sistema antes da bateria principal, aumentando bastante a autonomia. Muitos modelos um pouco mais antigos possuem encaixes similares, porém utilizados pela docking station:
fig2
Continuando com a desmontagem, abra agora o compartimento do HD, remova o parafuso que prende o HD à carcaça e remova-o com cuidado, puxando a fita para a esquerda:
fig3
Assim como o CD-ROM, o HD é um componente padronizado, que pode ser facilmente substituído. Cada modelo de note utiliza uma baia um pouco diferente, por isso o HD é instalado dentro de um suporte metálico e inclui um conector destacável. Ao substituir o HD, você só precisa desmontar o conjunto. Além dos HDs de 2.5" slim, que são os mais comuns, existem HDs de 1.8", usados em alguns notebooks ultra-portáteis e HDs de 2.5 regulares, utilizados em notebooks antigos, que possuem o dobro da espessura e por isso não podem ser usados nos modelos atuais.
fig4
Depois do HD, remova agora a placa wireless e o pente de memória (caso esteja instalado), tomando cuidado ao desconectar os fios da antena. Como de praxe, tome o cuidado de sempre manusear as placas pelas bordas, nunca encostando nos chips ou contatos, a menos que esteja usando uma pulseira antiestática:
fig5
Remova agora os dois parafusos dentro do compartimento da bateria, que prendem o protetor do teclado:
fig6
Para remover estes dois parafusos, você vai precisar de uma chave Torx. Na verdade, você vai precisar de um kit com chaves Torx de vários tamanhos para desmontar diversos notebooks, impressoras e outros eletrônicos, por isso, se ainda não tem um, é hora de atualizar seu kit de ferramentas.

A vantagem das chaves Torx é que elas oferecem um encaixe muito mais preciso que as chaves de fenda, evitando que o parafuso seja espanado, ou que a chave escorregue ao apertar um parafuso em algum local delicado, danificando a placa. Outra questão é que, por serem menos comuns, o uso desestimula a desmontagem por leigos, por isso os fabricantes geralmente gostam delas :).
fig7
Remova também os dois parafusos escondidos dentro do compartimento do pente de memória. Eles prendem o teclado e o drive de DVD:
fig8
Precisamos agora remover o protetor do teclado. Existem duas formas de fazer isso neste modelo. O primeiro é usar uma chave de fenda bem fina para desencaixar pelos cantos, tomando bastante cuidado para não deixar dentes no plástico:
fig9  
assistencia tecnica notebook hp curitiba
 

Índice - Tutoriais

Manutenção de notebooks, parte 3: Manutenção de telas de LCD

Carlos E. Morimoto criou 17/ago/2007 às 15h19

80

Introdução

Depois dos problemas diversos gerados por acúmulo de sujeira e (possivelmente) os HDs, as telas de LCD são os componentes que mais dão problemas nos notebooks.

É possível comprar telas de reposição diretamente com os fabricantes, mas o preço é quase sempre proibitivo. Nos sites de leilão, é possível encontrar algumas telas usadas, geralmente retiradas de notebooks com defeitos diversos e vendidas separadamente. As telas usadas são uma opção mais palatável em termos de custo, mas é difícil encontrar o modelo exato, e você nunca sabe qual é a real condição do equipamento antes de tê-lo em mãos.

Trocar uma tela é um procedimento relativamente simples. Você precisa fazer apenas uma desmontagem parcial do notebook, removendo uma e instalando a outra. Mas, trocar a tela inteira é quase sempre um desperdício, com exceção, claro, de situações onde o notebook cai e o LCD realmente se quebra.

Em primeiro lugar, o LCD em sí é uma espécie de chip. A técnica de fabricação de um processador e de uma tela de LCD são similares, a principal diferença é que o processador é feito sobre o waffer de silício, enquanto uma tela de LCD é feita sobre silício amorfo, ou seja, uma placa de vidro. Numa tela de matiz ativa, temos um transístor para cada ponto da tela (cada pixel é formado por três pontos) e um pequeno sulco, onde é depositado o cristal líquido.

Os cristais líquidos são substâncias que tem sua estrutura molecular alterada quando recebem corrente elétrica. Em seu estado normal, estas substâncias são transparentes, mas ao receberem uma carga elétrica tornam-se opacas, impedindo a passagem da luz. A função de cada transístor é controlar o estado do ponto correspondente, aplicando a tensão correta para cada tonalidade:

index_html_2bb3907d

Os LCDs mais simples, como os usados em relógios e palmtops com tela monocromática, utilizam uma camada refletora, instalada na parte traseira, que simplesmente reflete a luz ambiente. Existem casos de LCDs coloridos que utilizam o mesmo princípio (como o usado no Game Boy Advance), mas os LCDs usados nos notebooks sempre utilizam iluminação traseira.

Temos aqui uma tela de LCD de notebook desmontada. Veja que ela é apenas parcialmente transparente. É graças à iluminação que você pode ver a imagem claramente:

index_html_m3b832b17

Existem duas tecnologias de iluminação de telas LCD. A mais comum é o uso de lâmpadas de catodo frio, um tipo de lâmpada florescente, ultra compacta e de baixo consumo. Alguns poucos notebooks ultra portáteis, como o Sony Vaio TX2 utilizam LEDs para a iluminação da tela, uma tecnologia que permite produzir telas mais finas, econômicas e duráveis, porém absurdamente mais caras ;). Por enquanto, 99% dos LCDs utilizam as boas e velhas lâmpadas de catodo frio.

index_html_5b8eebe0

Assim como as lâmpadas florescentes domésticas, as lâmpadas de catodo frio trabalham com uma tensão altíssima (geralmente 1300 volts) necessária para transformar os gases dentro da lâmpada no plasma que gera a luz.

Nas lâmpadas florescentes é usado um reator para gerar a tensão necessária, enquanto num notebook é usado o FL inverter, um tipo de reator ultra compacto, que transforma os 5 volts fornecidos pela placa mãe nos 1300 volts ou mais usados pelas lâmpadas de catodo frio.

Para economizar energia e também para cortar custos, são geralmente usadas apenas duas lâmpadas, nas duas extremidades da tela. Entre as duas, temos uma tela difusora, que se encarrega de espalhar a luz uniformemente por toda a tela.

A tela de LCD em si é extremamente durável, normalmente precisando de troca apenas quando é trincada ou quebrada. As lâmpadas de catodo frio possuem uma vida útil estimada em entre 10 mil horas (nos notebooks mais antigos) e 30 mil horas (nos notebooks atuais) de uso contínuo. Temos ainda o FL inverter, cuja vida útil é quase sempre menor que a da lâmpada e a placa de circuito contendo o controlador da tela.

Índice

80 comentáriosPor Carlos E. Morimoto. Revisado 17/ago/2007 às 15h19

Comentários

SONY VAIO VPCEH10EB
Criado 15/out/2014 às 15h34 por EDILSON TOMAZINHO
Boa tarde! Meu notebook da sony vaio caiu no chão e n consigo mais ver imagem,somente se ilumina... ela fica com as marcas de rachadura e manchas ... a tela em si n rachou, parece q rachou por dentro. E quando conecto ele na TV funciona normalente.é viavel comprar uma tela nova?
MANCHAS COLORIDAS VERDE E ROSA NA HORIZONTAL INFERIOR DA TELA DO NOT DA CCE
Criado 27/fev/2014 às 01h09 por Djalma Nascimento
Olá, tudo bem? Gostaria de saber qual é a possivel causa para a tela do meu notebook cce info win estar com manhas coloridas na horizontal inferior com movimentos. E gostaria de saber se eu mandando pra consertar pelo correio vcs fzem. aguardo resposta.
obrigado
estou com o mesmo problema por Marcelle cristina de Mello Santos
minha tela fica escura mais quando é pressionada ela aparece a imagem por que?
Criado 11/jul/2013 às 00h54 por Mayron De freitas dudeque
minha tela fica escura mais quando eu pressiono ela com os dedos ela fica normal mais se eu tiro os dedos ela trava na imagem pq?
ainda tem como consertar?

hp pavilion ze 2000
Mesmo defeito em tela LED
Criado 11/abr/2013 às 01h06 por Djninjaolive
Olá, primeiramente quero parabenizar o artigo que está ótimo!!
Estou com um Monitor com iluminação por LED BrightView de alta
definição e 14" (1366 x 768)(Note HP)que molhou e apresenta o mesmo sintoma
desse do tutorial, ou seja, a imagem está lá no fundo, mas no escuro.
Não tem FL nesse tipo, qual seria o possível problema dele não iluninar?
Abçs Att
Notebook da sony caiu no chão
Criado 17/mar/2013 às 14h02 por jeh_mayumi
Meu notebook da sony vaio caiu no chão e n consigo mais ligar a tela... ela fica com as marcas da rachadura e em alguns lugares fica nomal... a tela em si n rachou, parece q rachou por dentro. E quando conecto ele na TV funciona normal.é viavel comprar uma tela nova, pq n tenho a minima ideia de preços.
SÉRIE por jeh_mayumi
Parabéns pelo artigo, será que pode me ajudar? Tenho um HP G42 440 BR tela de Led , metade da tela está cinza. O que faço?
Criado 2/fev/2013 às 02h49 por Éder Silva de Oliveira
Adquiriaqui em Porto Alegre-RS, o produto Notebook Care Kit limpeza de tela, segundo o vendedor o produto é aplicável para tela de led. Então utilizei o produto seguindo o manual de instruções de uso anexo na embalagem em meu notebook HP G42-440BR. E Para meu espanto a tela ficou danificada quando liguei o notebook a tela aprsentou-se com exatamente metade dela com uma cor cinza uma espécie de sombra sobre as imagens. testei ligando o note a uma outra tela e a imagem apareceu normal. Será que há solução sem precisar comprar outra tela?
Entrou água na tela de LCD
Criado 26/set/2012 às 18h44 por Adriany Monteiro
Olá, primeiramente quero parabenizar o artigo que está ótimo!!
Segundo gostaria de relatar um problema q o ocorreu no meu notebook que estava aberto quando, acidentalmente, entrou água por dentro da tela do LCD e ficou exatamente assim como descreve o artigo: escurecida, mas ao olhar em um local claro consigo ver que ainda está funcionando normal.

Gostaria de saber se o problema pode ser no "FL Inverter"?

Aguardarei Respostas!
Tela Led Notebook Dell Inspiron 1545
Criado 5/ago/2012 às 04h21 por tucanno
A parte inferior da tela do meu notebook de repente começou a mudar de cor: variava entre rosa e verde atingindo quase a metade da tela. Passei então a usar um monitor enquanto aguardava a tela nova que estava sendo enviada por correio (comprei outra). Quando recebi a tela nova retirei à antiga e fiz a troca. Pra minha surpresa a tela não funcionou. A tela é igual, mas não idêntica, ou seja: a original é uma Samsung Modelo LTN156AT02 15'6 e a nova LG LP156WH2 15'6. Enviei um e-mail ao vendedor explicando o ocorrido, pois o produto anunciado no link era o mesmo modelo que o meu, entretanto foi enviado um parecido com diferente número de modelo e marca. O vendedor afirmou que a tela havia sido testada e que funcionava sim no meu notebook e que eu averiguasse bem, porque o problema poderia ser outro. Bom, ao colocar de volta a tela original já não ligou, como que algo houvesse queimado nela.
A minha tela não possui FL inverter e não acho que o defeito seja a controladora.
A minha pergunta é: Seria possível o problema ser em decorrência de um defeito no Flat Cable? Retirei o cabo flat e visivelmente parece estar bem. Agora não quero nem pensar que o problema seja na placa mãe.
Agradeceria qualquer informação. Favor enviar ao meu e-mail tucann@gmail.com - obrigado!
Monitor HP DV 6000
Criado 13/jul/2012 às 12h16 por Japsilva23
Tenho um notebook hp dv 6000, estou com problema na tela , as vezes ela fica escura, depois ela volta ao normal, tem hora que a um lado tela fica mais escuro do que outro, tem hora fica piscando bem suave, tentado firmar a luminosidade e também quando entra uma tela muita clara ela volta escurecer.
preciso ter noção de preço, quero concertar
Criado 6/jul/2012 às 19h26 por ANACAT2012
O meu notebook com menos de 1 mês de comprado, caiu no chão e quebrou a tela e a carcaça do monitor. Quanto fica ?? Notebook hp tela 14"
HP Pavilion g4-1120br Notebook PC
assistencia tecnica notebook hp curitiba

Destaques

assistencia tecnica notebook hp curitiba

Como fazer manutenção de computador!

Quer montar um PC, mas tem dúvidas de como instalar a placa mãe? Esse processo é simples, rápido e fácil, mas requer certa atenção para que não danifiquemos algum componente da placa, que é bem frágil. Uma instalação incorreta pode acarretar problemas futuros como o superaquecimento da placa mãe, o que prejudica outros itens de hardware, tais como processador, HDs e fonte. Para te ajudar a não errar nessa tarefa, o TechTudo preparou um tutorial infalível para você.
manutenção de computador

Desktops All-in-One com melhor custo-benefício para comprar nesse Natal

Separar os parafusos de forma organizada ajuda na hora da instalação  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Separar os parafusos de forma organizada ajuda na hora da instalação manutenção de computador (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)


A primeira ação que devemos tomar antes de iniciar o procedimento de instalação é ter as mãos limpas e bem secas. Uma coisa com a qual devemos nos preocupar é a estática que nossas mãos podem descarregar e, por isso, uma pulseira antiestática é essencial para o trabalho, evitando danos na placa.

Aprenda como evitar que a energia estática cause dano ao computador

Para começar precisaremos de uma chave do tipo Philips, pois todos os parafusos que usaremos são padronizados para esse tipo de chave. manutenção de computador Vamos separar os parafusos, pois temos dois tipos: parafusos de fixação e os parafusos normais. Os parafusos de fixação serão usados como uma extensão, ficando entre a placa metálica do gabinete e a placa mãe. O parafuso normal será usado para fixarmos a placa mãe no gabinete.

Após os procedimentos acima descritos, partiremos para o trabalho pesado. Primeiro vamos verificar o gabinete. Alguns gabinetes nos dão a opção de remover a placa metálica em que a placa mãe é instalada, outros não. No caso específico com o qual estamos trabalhando, nosso gabinete não dá a opção de remover essa placa metálica, então teremos que trabalhar em um espaço físico um pouco mais limitado. manutenção de computador Vamos pegar o gabinete e deitá-lo com cuidado em uma superfície plana.

montagemÉ importante prestar a atenção nos furos revestidos, pois eles são essenciais na instalação (Foto: Reprodução/Manual de Instruções Placa Mãe Intel)

Em seguida, iremos identificar os furos dos parafusos da placa mãe. A identificação é rápida e descomplicada, pois são aqueles que têm o revestimento em metal. Como temos vários tamanhos de placas mães no mercado, existem vários furos no gabinete, então faremos um teste básico. Colocaremos a placa mãe em cima da placa de metal, porém, sem encostar diretamente no gabinete, e já poderemos ver quais são os buracos exatos para nossa placa.

Identifique os furos metalizados na placa, que podem variar dependendo do modelo da placa mãe.  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Identifique os furos metalizados na placa, que podem variar dependendo do modelo da placa mãe. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)



Feito isso, colocaremos os parafusos de fixação na placa de metal, lembrando que temos manutenção de computador que colocá-los no local exato que vimos na marcação da placa mãe. Logo após, com muito cuidado, colocaremos a placa mãe exatamente em cima dos parafusos de fixação, lembrando que estes parafusos devem combinar com os furos metalizados da placa. Esses furos são metalizados para que você possa colocar um parafuso diretamente na placa sem que haja algum tipo de dano na mesma, como um curto-circuito.

Dicas para montar um PC Gamer compatível. Comente no Fórum do TechTudo.

Local exato onde manutenção de computador faremos a fixação da placa mãe. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Local exato onde faremos a fixação da placa mãe. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)


Iremos agora para a parte da fixação da placa mãe na placa metálica do gabinete. Após posicionar a placa mãe sobre os parafusos de fixação, parafusaremos cada um dos furos com bastante cuidado e atenção para que a chave não escape e acabe riscando ou danificando a placa.

Parafusar com muito cuidado para não danificar a placa mãe  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Parafusar com muito cuidado para não danificar a placa mãe (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)


Um gabinete padrão dispõe das seguintes ligações do manutenção de computador painel frontal: botão liga/desliga, botão reset e USBs. Esses fios são ligados na placa mãe. Para saber onde conectar esses fios é importante fazer a leitura do manual de instruções, pois a posição pode variar de acordo com o modelo da placa.

Ps4 ou Pc gamer, qual melhor opção? Opine no Fórum do TechTudo.

A instalação dos conectores do painel frontal muitas vezes requer uma consulta ao manual da placa, pois as cores disponibilizadas pelos fabricantes dos gabinetes podem variar.  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)A instalação dos conectores do painel frontal muitas vezes requer uma consulta ao manual da placa. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)


Como vimos, é um procedimento muito simples manutenção de computador mas que requer cuidado. Ao instalar ou fazer a manutenção da sua placa mãe, é importante seguir atentamente o manual de instruções, pois o mesmo ajuda a executar o procedimento de forma correta, evitando que o produto perca a garantia do fabricante.

Teclado ruim? Confira principais problemas que afetam notebooks

Ter problemas em teclados de notebooks é mais comum do que se imagina. Você tenta digitar e os caracteres saem trocados ou não escreve nada? Não se assuste. Diversos fatores podem contribuir para o mau funcionamento desse acessório importante do aparelho. Para ajudar a entender o que pode estar acontecendo, listamos cinco problemas comuns. 

Ruídos no Notebook? Veja as possíveis causas e como solucionar o problema

teclado notebook (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)Problemas nos teclados de notebooks são muito comuns (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Desgaste ou acidente

Se o notebook já tem um bom tempo de uso, o seu teclado pode estar desgastado. Ou ainda se ele sofreu um banho de água, café, refrigerante, ou qualquer outro acidente, pode ter queimado alguma placa e danificando o seu funcionamento. Nesses casos, a troca do teclado realizado por um técnico responsável é o mais indicado.

Sujeira

Se as teclas do seu notebook estão falhando e elas não sobem quando são pressionadas, o problema pode ser o acúmulo de poeira. Para que isso não aconteça, é preciso manter o notebook sempre limpo. Entretanto, evite usar produtos químicos de limpeza geral. Sprays de ar específicos para este tipo de limpeza, pincéis, cotonetes e panos finos são os mais indicados. Evite comer quando estiver usando o aparelho, pois as migalhas podem cair nas frestas das teclas e ajudar a danificá-lo.

S451LA, da Asus, tem teclas silenciosas (Foto: Larissa Ferrari/TechTudo)Manter o teclado limpo é fundamental para o sue bom funcionamento (Foto: Larissa Ferrari/TechTudo)

Vírus

Os malwares podem desconfigurar o teclado do seu notebook fazendo com que teclas sejam digitadas sozinhas, abrindo funções indesejadas e até trocando a função das mesmas e dos caracteres. Neste caso, é imprescindível executar um antivírus.

Troca de idioma

As teclas digitadas, como as “Ç”, “;” ou +/-,  estão trocadas? Se sim, é provável que o teclado esteja configurado em outro idioma. No caso de notebooks com sistema operacional Windows, basta acessar o "Menu Iniciar", em seguida o "Painel de Controle", selecionar "Região e idioma" e por fim acessar "Teclados e Idiomas" e clicar a opção "Português (Brasil)".

Como saber a geração do processador do meu notebook? Opine no Fórum do TechTudo.

No MacBook, o usuário deve clique no menu Apple e selecionar "Preferências do Sistema", em seguida clique em "Teclado", abra a aba "Fontes de Entrada", clique no botão “+”, marque a opção para cada fonte de entrada que desejar adicionar, selecione a opção “Mostrar Menu de Entrada na Barra de Menu” e selecione a  bandeira para mudar o idioma da entrada.

Veja os atalhos mais importantes do teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Maneira de configurar teclado no Macbook é diferente de em aparelhos com Windows (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Defeito de fábrica

Se o notebook é novo, está configurado no idioma correto e ainda assim está falhando, o problema pode ser de fábrica. O ideal é levar até a assistência técnica para reparar o dano ou trocar por outro, já que, provavelmente ainda está na garantia de fábrica.

Se você já verificou todas as possibilidades citadas em cima e o problema não for resolvido, o ideal é procurar uma assistência técnica autorizada para uma avaliação mais detalhada. Boa sorte!

© 2017 Virtual Informática. Todos os Direitos Reservados